Lideranças dos jornais do interior participam de encontro na Secom, em Brasília
Grupo foi recebido pelo Secretário Especial de Comunicação da Presidência da República

Por Assessoria de imprensa
23/06/2022 16h48

O grupo, integrado por outras entidades representativas da mídia regional, foi recebido pelo Secretário Especial de Comunicação da Presidência da República, Cel. André de Souza Costa.

A força editorial da Adjori Brasil (Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil), constituída por uma rede de mais de 600 veículos de comunicação, e de demais entidades representativas da mídia regional, foi apresentada ao Secretário Especial de Comunicação da Presidência da República, Cel. André de Souza Costa, em encontro realizado na terça-feira, dia 21/06, em Brasília.

Participaram do evento, o presidente da Adjori Brasil e Adjori/SC, José Roberto Deschamps, os presidentes e representantes da Abralegal/ Brasil e de Adjoris e ADIs estaduais. O deputado federal, Rogério Peninha Mendonca (MDB), acompanhou o grupo.

Representatividade em todo território nacional

Na oportunidade, as lideranças da imprensa do interior entregaram à Secom da Presidência da República um documento com os dados sobre as respectivas entidades e sua importância no cenário nacional. 

"A Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori/Brasil), que representa mais de 600 veículos de comunicação de diversas periodicidades, desde novos a centenários jornais impressos em circulação impressa e/ou on-line, diários, bissemanais, semanais, quinzenais e mensais, da Capital ao Interior do nosso país, é sem dúvida a verdadeira referência do meio jornal no país e junto com outras entidades associativas organizadas - a Associação dos Diários do Interior (ADI); a Associação Paulista de Jornais (APJ), com seus diários; a Associação Brasileira das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal (ABRALEGAL), entre outras entidades do meio, juntas congregam em torno de 1.000 jornais impressos e outro tanto digitais que sabe-se a qualidade que têm, onde circulam em cada Estado, a importância destes como verdadeiros porta-vozes das comunidades. É no Jornal do Interior que o morador encontra a notícia da sua cidade, do meio onde ele vive. É esta Mídia Regional, que chega na casa do leitor e é de fato a Grande Mídia porque tem alcance, tem capilaridade, o conteúdo que o leitor quer. Ela é a maior Rede de Comunicação do país ". 

Antídoto à desinformação

O texto entregue ao Cel. André de Souza Costa coloca a rede comunicação, formada pelas entidades signatárias do documento, à disposição da Presidência da República  para a comunicação institucional do Governo Federal. 

"Os jornais do interior crescem em credibilidade e abrangência. Nossa mídia cresce pela força do empresário local. E cumpre o papel social - informação qualificada, geração de empregos, fortalecimento da cadeia produtiva. Reunida, a mídia do interior dos estados brasileiros é, de fato, a grande mídia nacional. Diante do exposto, e da realidade de 'desinformação' que vem prejudicando o bom desenvolvimento do país, colocamo-nos à disposição para colaborar propondo espaços publicitários e convênios de cooperação técnica para a publicação de colunas com conteúdo editorial de utilidade pública, em nossos veículos, oportunizando que a mensagem do governo federal alcance um maior número da população brasileira. Assim sendo, havendo interesse, podemos elaborar um plano de mídia que atenda a sua necessidade"

Convênio

O grupo também apresentou ao Secretário Especial de Comunicação da Presidência da República, Cel. André de Souza Costa, modelos de convênios públicos firmados no estado de Santa Catarina, com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina [em execução com 142 veículos credenciados e homologados), e com o governo do Estado (em fase de assinatura do Termo de Adesão de um novo convênio) cujo objeto é o credenciamento de jornais para publicação de coluna com notícias institucionais, de cunho informativo e de orientação social.

" Esse tipo de convênio permite que a comunicação institucional da Presidência da República chegue às pequenas, médias e grandes cidades em todo território nacional, por meio dos veículos de imprensa representados pelas entidades signatárias do documento entregue à Secom", observou o presidente da Adjori Brasil e da Adjori/SC, José Roberto Deschamps.  

Integraram o grupo

Também presentes ao encontro: Marcos André de Siqueira,  Diretor Executivo da Adjori/SC; Wlamir Tadeu de Freitas, Presidente da ABRALEGAL/Brasil; Dr. Bruno Camargo Silva, Advogado da ABRALEGAL/Brasil; Sandra Vieira da Cunha, representante da ADI/RS (Diretora Executiva); Elízio Jacy Siqueira Júnior, Atual Presidente da Adjori/PR; Cidenei Cristian Allebrandt; Próximo Presidente da Adjori/PR; Jair Francisco de Souza, Presidente da Adjori/RS; Amelia Terezinha Bauhmart, da Adjori/RS; Marcelo dos Santos Cunha, Presidente da Adjori/RJ; Joaquim Barroncas do Nascimento, Representante da Adjori/SP.

menu
menu