Gaúcha de Porto Alegre assumiu a presidência do STF |
|
Ministra Rosa Weber é a 3ª mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal do Brasil |
A Ministra Rosa Weber assumiu na segunda-feira, 12 de setembro, a presidência do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Ela é a terceira mulher na História do Brasil a presidir a mais alta corte da justiça do país, em 131 anos de existência. Antes de Rosa Weber, estiveram na presidência do Supremo as Ministras Ellen Gracie (2006 a 2008) e Carmem Lúcia (2016 a 2018). A atual presidente substituiu o ministro Luiz Fux.
Em sua posse reafirmou seu total apoio ao Estado de Direito e a Democracia, salientando que a Constituição Brasileira está acima de todos os cidadãos que devem cumpri-la.
Na mesma cerimônia, o ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como vice-presidente da Corte.
Estiveram presentes à cerimônia autoridades como os demais ministros do STF, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o procurador-geral da República, Augusto Aras.
TRAJETÓRIA
Rosa Weber foi indicada para ser Ministra do STF pela ex-presidenta da República Dilma Rousseff, em novembro de 2011. O mandato de Rosa Weber à frente da Suprema Corte durará menos de um ano. Isso porque ela terá de se aposentar até outubro de 2023, quando completa 75 anos, idade máxima para ser ministra, segundo a lei.
Gaúcha de Porto Alegre, Rosa Maria Pires Weber nasceu em 2 de outubro de 1948. Ela ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul).
Em 1981, foi promovida ao cargo de juíza-presidente, que exerceu sucessivamente nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Ijuí, Santa Maria, Vacaria, Lajeado, Canoas e Porto Alegre.
Ela chegou ao cargo de juíza do TRT em 1991, tribunal que presidiu entre 2001 e 2003, após ter sido corregedora regional.
Rosa Weber também foi professora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), entre 1989 e 1990, nas disciplinas de direito do trabalho e processo do trabalho.
A nova presidente do STF foi convidada para atuar no TST em maio de 2004, tendo sido efetivada como ministra da Corte trabalhista dois anos depois.
Em dezembro de 2011, Rosa Weber tomou posse como ministra do STF, após ter sido indicada para a Suprema Corte pela então presidente Dilma Rousseff.
Em 2018, assumiu a presidência do TSE e comandou as eleições daquele ano.