Prorrogado cadastramento para receber o benefício de 5,1 mil reais do Governo Federal |
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Atingidos pelas enchentes têm até 12 de julho para solicitarem nas prefeituras |
O Governo Federal, atendendo pedido dos prefeitos do Rio Grande do Sul, através da Famurs, resolveu adiar o fim do cadastramento, transferindo a data final de 25 de junho para 12 de julho deste ano.
O prazo para as prefeituras dos municípios gaúchos fazerem o cadastro de novas famílias no Auxílio Reconstrução, que terminaria nesta terça-feira (25), foi prorrogado para o dia 12 de julho. Com o cadastro, os municípios podem solicitar R$ 5,1 mil para cada família residente em área atingida pelas enchentes.
Até o momento, das 444 cidades que estão com os reconhecimentos federais de situação de emergência ou de estado de calamidade vigentes, 166 cidades ainda não pediram o benefício.
“Não é razoável que famílias que já podiam ter recebido sequer tenham sido cadastradas. Vamos prorrogar em respeito às famílias e fazer um chamamento às prefeituras para que cumpram esse prazo", disse o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, responsável pela gestão do programa, as análises das famílias já cadastradas e os pagamentos do Auxílio vão continuar após o dia 12 de julho até a finalização de todos os processos.
As prefeituras devem cadastrar os dados das famílias na página do Auxílio Reconstrução e, após análise do sistema, o responsável familiar precisa confirmar as informações no site e, na sequência, a Caixa realiza o depósito em conta.
Até o momento, 256,7 mil famílias de 115 municípios foram aprovadas no benefício, sendo que 226,5 mil já receberam o recurso, o que totaliza mais de R$ 1,1 bilhão.
O governo federal espera atender 375 mil famílias gaúchas, representando R$ 1,9 bilhão de recursos destinados ao Auxílio.
AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO DO GOVERNO FEDERAL: PERGUNTAS E RESPOSTAS
O que é o Auxílio Reconstrução?
É um apoio financeiro de R$ 5.100,00, pago em parcela única pelo Governo Federal, destinado às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul devido às enchentes.
Quem tem direito ao auxílio?
Famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas temporária ou permanentemente, nos municípios em situação de calamidade ou emergência.
Preciso abrir conta bancária?
Não. A Caixa Econômica abrirá automaticamente uma conta poupança social digital em nome do beneficiário. Caso já tenha conta na Caixa, o valor será depositado nessa conta.
Beneficiários do Programa Bolsa Família receberão o auxílio?
Sim, se estiverem na situação descrita anteriormente. Caso contrário, não são elegíveis.
E se estiver recebendo seguro-desemprego?
Poderá receber, desde que seja morador de área atingida, tenha saído de casa e perdido bens devido às chuvas.
É necessário estar no Cadastro Único?
Não para esse programa, mas estamos pedindo que vá ao CRAS para poder se cadastrar e estar apto aos outros programas, como o Cartão Solidário, do município.
Cada família pode receber mais de um auxílio?
Não. Cada família tem direito a apenas um auxílio. Receber mais de um constitui fraude.
Como saber se a prefeitura enviou meus dados?
A partir de 27/05, acesse o sistema GovBr para verificar. Recomenda-se também o uso do aplicativo GovBr no celular. Os dados estão sendo enviados diariamente pela Prefeitura. Há lentidão no site.
Meu CPF não aparece. O que eu faço?
Aguarde que a Prefeitura está enviando os dados. O sistema demora para atualizar. Se já fizestes o cadastro no CRAS e estás dentro das regras, logo vai aparecer seu CPF para confirmar.
Existe alguma regra para uso do dinheiro?
Não. O auxílio é para ajudar as famílias a reconstruírem suas vidas após as enchentes, permitindo a compra de bens perdidos ou pequenas reformas na casa.