REDAÇÃO |
Jornal da Primeira Hora comemora 13 anos de fundação |
Um jornalismo diferenciado, sério e comprometido com a verdade |
Estamos comemorando nosso 13º Ano de fundação
O Jornal da Primeira Hora nasceu a partir de uma necessidade que vislumbramos de trazer um jornalismo diferenciado, sério e comprometido com a verdade.
No dia 09 de Julho de 2009 através de seu idealizador, o jornalista Jeazon Costa e sua esposa Ivete S. da Costa, foi então criado o jornal que mais tarde se tornaria a única mídia escrita e impressa da atualidade no município de Eldorado do Sul.
O jornal, além de impresso semanalmente, também apresenta a seus leitores a possibilidade de lerem na internet as notícias produzidas pela editoria, tanto nos seus computadores nas empresas e residências, como no celular em qualquer lugar. Basta acessar o site pelo endereço eletrônico www.jnprimeirahora.com.br
Desde que nos estabelecemos como um veículo de comunicação neste município, a nossa luta não foi diferente de outros veículos de mídia que estão inseridos em vários municípios do Brasil inteiro.
Sutilmente já sofremos ataques que tentaram barrar nosso direito à liberdade de expressão e o direito de informar.
Mas nosso proposito sempre foi um só, sempre pautado na ética e na legalidade da informação que nos é de direito constitucional.
Hoje queremos mais é agradecer a todas as pessoas de bem que têm sido parceiras de nosso jornal; agradecemos as empresas, apoiadores em geral e ao poder público em todas as esferas do município e do estado por nos apoiarem e confiarem suas informações para que pudéssemos reportar às comunidades por onde circulamos durante estes 13 anos de persistente trabalho no campo da informação.
O jornal é filiado à Adjori-RS (Associaçãodos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul) onde o diretor Jeazon Costa participa da Diretoria no cargo de 1º Tesoureiro da entidade. Também é filiado na ARI (Associação Riograndense de Imprensa) através de seu diretor.
Queremos recitar aqui um apanhado de um jovem colega colaborador da Editora Cidade Nova, Lucas Oliveira e que destaca o papel do jornalismo na promoção de uma cultura de diálogo e de respeito às diferenças: ''Devemos educar para que a comunicação seja construtiva''.
Apesar das dificuldades, o jornalismo luta e se transforma diariamente para se adaptar às transformações e continuar servindo ao bem comum e à democracia. “O jornalismo tem, portanto, o dever de possibilitar e promover o diálogo”, a partir do qual uma sociedade democrática, com todas as suas típicas diferenças e divergências, encontra os caminhos em vista do bem comum e da redução das desigualdades sociais”.
É desta forma que pretendemos permanecer atuando com humildade e sapiência no campo da informação com o seu carinho e sua compreensão quem sabe por muitos 13 anos.
Esta editoria tem como meta o princípio do contraditório; ''o princípio do contraditório'', é um corolário do princípio do devido processo legal, e significa que todo acusado terá o direito de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de defesa admitidos em direito, no caso, a consequência de uma verdade já estabelecida.
A Redação