ESTADO |
Corsan foi vendida por 4,15 bilhões de reais para empresa paulista |
Leilão foi realizado dia 20 em São Paulo e apenas uma empresa participou |
A CORSAN, Companhia Riograndense de Saneamento, acaba de ser vendida neste dia 20 de dezembro em um leilão realizado em São Paulo.
O grupo que arrematou a empresa estatal do governo gaúcho foi um consórcio liderado pela empresa paulista AEGEA Saneamentos, que foi a única presença no leilão. O valor da compra da Corsan pela empresa foi de R$ 4.151.000.000,00 (Quatro bilhões, cento e cinquenta e um milhões de reais).
Mesmo com intensa disputa judicial entre o Sindiágua e o governo do estado, o leilão público foi realizado.
A Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Já atua em 8 municípios da região metropolitana de Porto Alegre e agora vai controlar a distribuição de água e saneamento básico da maioria dos municípios do RS.
A realização do leilão da Corsan ocorreu após uma série de embates judiciais. Na segunda-feira (19), o governo do Estado conseguiu garantir a realização da disputa para privatização da companhia. O certame havia sido suspenso pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) na última quinta-feira (15), mas uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) anulou a medida, a pedido do governo do Estado, na noite de segunda-feira.
Apesar da liberação da concorrência, o presidente da Corte, ministro Lelio Bentes Corrêa, manteve vedada provisoriamente “a realização de qualquer ato que envolva assinatura do contrato de compra e venda das ações detidas pelo Estado do Rio Grande do Sul no capital social da Corsan ou a efetiva transferência de tais ações ao adquirente”.
O Sindiágua, sindicato que representa os trabalhadores da Corsan, continuará a luta judicial para tentar evitar a transferência de controle da empresa.
Novos desdobramentos seguirão neste assunto polêmico.