ENCHENTE
Eldorado do Sul está sendo totalmente evacuada devido à enchente
   
Prefeito afirmou que ainda há pessoas que precisam ser resgatadas

Por Terra e Vol, Taphne Moura-Ascom PMES, com edição da redação
09/05/2024 15h31

O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas, informou na terça-feira (7) que a cidade teria de ser totalmente evacuada devido ao alagamento de mais de 90% do território da cidade. Ficaram inundadas ruas, avenidas, prédios públicos e particulares, comércio, residências, escolas, postos de saúde e demais edificações.

Eldorado do Sul é a cidade mais prejudicada pelas enchentes no Rio Grande do Sul e sua população é de de 40 mil habitantes. 

Ernani de Freitas afirmou que ainda há pessoas que precisam ser resgatadas na cidade. Segundo ele, somente pessoas que moram no interior de Eldorado do Sul não foram afetadas pela enchente.

O prefeito explicou que os moradores estão seguindo para abrigos coletivos e residências particulares dos municípios vizinhos na região metropolitana de Porto Alegre.

Freitas citou as dificuldades que tem enfrentado, como a falta de energia elétrica e o aumento no número de saques na cidade. Também os postos de combustíveis foram fechados.

Ele também contou que tem recebido apoio de outros prefeitos para abrigar a população de Eldorado do Sul: "Eu estou tentando agora transferir essas pessoas até para os municípios do litoral. Alguns prefeitos da cidade do litoral me ofereceram abrigo e ficaram de me mandar até ônibus. As coisas estão se encaminhando".

o prefeito ainda afirmou: "Realmente, vou ter que evacuar toda a cidade, vou ter que tirar tudo. Só pode ficar aqui no nosso município quem terá condições de ficar trabalhando para fazer o rescaldo [de limpeza] da cidade. Porque a cidade está sem água, sem luz, e tomada pela água [das enchentes]. Então, se Deus quiser, apesar de todas essas dificuldades, nós vamos conseguir sair dessa e vamos recuperar a nossa cidade. Eu sei que será difícil. Vamos demorar pelo menos um ano para recuperá-la!"

Até o momento, seis cidades estão recebendo pessoas de Eldorado do Sul. De acordo com a prefeitura, os municípios que estão abrigando os habitantes de Eldorado do Sul são: Guaíba, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Barra do Ribeiro, Porto Alegre e Gravataí.

O transporte da população está sendo feito por helicópteros, ônibus e até caminhões. O prefeito de Eldorado do Sul disse que há uma força tarefa para resgate e evacuação dos desabrigados.

"Levamos todo mundo que conseguimos para cima da BR-290. Dali, começamos a distribuir todo mundo para cidades vizinhas, Gravataí, Porto Alegre e outras. A gente leva para lugar fixo, em abrigos das prefeituras, embarca e manda. O transporte é feito por helicóptero, por ônibus, por caminho, do jeito que dá. O objetivo é levar todo mundo para onde tem segurança e sem largar ninguém", acrescenta Ernani de Freitas (PDT), prefeito de Eldorado do Sul.

A previsão é que a cidade permaneça alagada pelos próximos dez dias. A prefeitura ainda apela para suporte aéreo e apoio com embarcações e jet-skis.

A cidade é banhada pelas águas do Guaíba. Eldorado do Sul está situada na região metropolitana de Porto Alegre e está em área de preservação ambiental do Delta do Jacuí. O município possui 42.490 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Eldorado do Sul enfrenta uma situação de emergência e calamidade pública, devido às recentes inundações e chuvas torrenciais que têm assolado a região, causando danos significativos em áreas de risco da cidade, incluindo os bairros Cidade Verde, Picada, Chácara, Vila da Paz, Irga, Sans Souci, centro e os Distritos Parque Eldorado e Bom Retiro.

A Defesa Civil de Eldorado do Sul mobilizou as equipes, desde terça-feira, para ajudar os moradores e implementar medidas de precaução para proteger seus bens.

Os voluntários da Defesa Municipal estão trabalhando, incansavelmente, para atender à comunidade em período integral, com base na Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul e distribuição dos agentes nos locais de maior necessidade.

A Defesa Civil Municipal nesse momento está priorizando salvar vidas, como remoção segura das pessoas em situações de risco e fornecimento de materiais para auxiliar os moradores afetados a proteger seus móveis.

Até o momento mais de 10 mil pessoas tiveram que sair de suas casas em consequência das fortes chuvas e enchentes que atingiram mais de 90% do território da cidade em poucos dias. Desabrigados foram levados para abrigos em Guaíba, já que não há lugares secos e seguros na cidade.

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil local pelos números: (51) 9 8595-1460 ou (51) 9 8595-1493.

 

Fontes: Sites Terra e Vol, Taphne Moura - Ascom PMES, com edição da redação.


   

  

menu
menu