ENCHENTE |
Presidente Lula voltou ao RS e anunciou novas medidas para recuperar o estado |
Na sua 4ª viagem após a catástofe climática, Lula garantiu novos apoios aos gaúchos atingidos pelas enchentes |
Na quinta-feira, 06 de junho, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, realizou sua 4ª viagem ao estado do Rio Grande do Sul, pra ver mais uma vez a situação de destruição em que várias regiões ficaram após a passagem da maior tragédia climática da história do RS.
Lula visitou a região dos Vales, as cidades e bairros destruídos pelas enchentes, e fez importantes anúncios para ajudar a recuperar o estado, sua infraestrutura e sua economia.
Em visita às cidades de Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, dois dos municípios mais atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que cobrará de seus ministros empenho cada vez maior para viabilizar o mais rapidamente possível todas as ações que estão sendo anunciadas pelo Governo Federal em apoio ao estado.
“Nesse momento histórico que nós estamos vivendo, eu não posso deixar de garantir que cada ministro ou ministra fale das coisas que eles estão anunciando, porque são eles que vão fiscalizar a execução das coisas que eles anunciaram. Eles sabem que eu vou cobrar deles cada palavra que eles falaram aqui. E eles sabem que vocês vão cobrar de mim cada palavra que eu falar. Então, nesse momento histórico, a palavra vale muito”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República
Durante a cerimônia de assinaturas de Medidas Provisórias que garantem recursos para o aporte de dois salários mínimos para 434 mil trabalhadores formais como forma de evitar uma onda de demissões no estado decorrentes do desastre climático, os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Nísia Trindade (Saúde), Jader Filho (Cidades), Luiz Marinho (Trabalho) e Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS) apresentaram balanços dos trabalhos de suas pastas e anunciaram novas medidas.
O Governador do RS, Eduardo Leite, acompanhou a visita do presidente Lula e seus ministros na região alagada e destruída. As novas medidas anunciadas em apoio ao estado são as seguintes:
Construção de casas com valor de até 200 mil reais para quem perdeu a residência, pois já existem pedidos de 91 prefeituras, solicitando 40.503 unidades habitacionais só na área urbana; e da ordem de 1.812 unidades para as áreas rurais.
Entre os novos apoios ao povo gaúcho o governo federal aniunciou o pagamento por 2 meses de salário emergencial para trabalhadores de empresas atingidas pela enchente, e ampliação do Auxílio Reconstrução de R$ 5.100,00 para novos municípios que não estavam na lista, o que vai totalizar auxílio para aproximadamente 250 mil famílias, beneficiando em torno de 1 milhão de pessoas.
Na area da saúde a ministra Nísia Trindade anunciou que o Governo Federal destinará R$ 64,4 milhões para a implantação de centenas de leitos emergenciais no Rio Grande do Sul. "São 799 leitos clínicos e pediátricos e a eles se somam 120 leitos que já haviam sido autorizados na medida provisória ao Grupo Hospitalar Conceição. São leitos emergenciais por um período de seis meses para que nós possamos organizar a fase da reconstrução”, adiantou a ministra.
Também foram anunciadas medidas de apoio aos empresários através de financiamentos facilitados e com baixos juros, com carência e longos parcelamentos, a fim de apoiar a reconstrução e manutenção de empresas que foram atingidas pela catástrofe climática deste ano no RS.