SAÚDE
CNS debate democracia e saúde no Fórum Social em Porto Alegre
   
Evento organizado por movimentos sociais, ONGs e centrais sindicais levará milhares de pessoas à capital gaúcha

Por Ascom CNS
19/01/2023 14h59

Como o tema “Democracia, direitos dos povos e do planeta – Outro mundo é possível”, o Fórum Social Mundial (FSM) chega a mais uma edição na cidade de Porto Alegre, entre os dias 23 e 28 de janeiro de 2023, ocupando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como principal palco das atividades. O Fórum é um importante espaço de discussão de iniciativas e estratégias que se oponham à agenda neoliberal e desigualdades sociais, fazendo um contraponto aos debates do Fórum Econômico Mundial.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participa do evento com uma séria de atividades, que discutirão do atual momento da participação social à agenda de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No dia 25, das 9h às 18h, a 338ª Reunião Ordinária do CNS acontecerá no Plenário Ana Terra (Plenarinho), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Já no dia 26, das 9h às 16H, a RO acontece na sala João Neves da Fontoura, na Assembleia Legislativa do estado.

Também compõe a programação do FSM, seminário internacional que abordará temas como direito a Educação, Saúde e Cultura, Democracia Participativa e Controle Social. O seminário acontece às 16h do dia 26 com continuação na tarde do dia 27.

Outro Mundo é Possível 

O tema do Fórum Social Mundial, assim como da 17ª Conferência Nacional de Saúde, buscam novas perspectivas para a saúde em bem-estar social, frente ao cenário de autoritarismo e redução de direitos dos últimos anos, tanto no Brasil como no mundo. Fernando Pigatto, presidente do CNS, acredita que as agendas convergentes podem ser positivas para o Controle Social e para a sociedade. “O CNS e o Controle Social brasileiro sempre participaram ativamente das edições do FSM, e novamente esse ano com um novo clima que o país vive, para que reconquistemos a democracia, o direito dos povos e do planeta. É o Brasil da esperança sendo construído a partir da luta social, dos movimentos e do Controle Social brasileiro.” O CNS ainda traça encaminhamentos com conselheiras e conselheiros nacionais sobre a 17ª CNS no dia 23, discutindo convergências sobre os eixos da Conferência a partir das 9h.

Outras atividades 

O Fórum Social Mundial ainda concentra atividades paralelas, como o Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, no dia 23, e a Marcha do Fórum Social Mundial, que acontece no dia 25 a partir das 17h. Também compõem a programação as atividades autogestionadas, como a promovida pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (Enfar). Intitulada "Acesso a medicamentos: tarefas do presente e desafios do Brasil do futuro", a atividade acontece no dia 24, às 14h.

Confira a programação completa em https://www.fsm.org.br/

Ascom CNS / Foto: João Alvarez


   

  

menu
menu