ENCHENTE
Pequenos empresários reclamam da demora do apoio financeiro para reconstrução
   
Lamentam descaso e burocracia para conseguirem recursos urgentes

Por VCS Notícias
18/06/2024 18h04

DESILUSÃO DOS PEQUENOS EMPREENDEDORES

Os pequenos empreendedores, responsáveis por geração de empregos e rendas na sociedade, estão se manifestando nas redes sociais contra a morosidade e excesso de burocracia para acessarem aos recursos prometidos pelo governo federal, em especial o Pronampe.

Reclamam da falta de atitude dos governantes, dizendoi que toda a propaganda e promessas não estão sendo cumpridas a pleno. "Demagogia, só olham para os grandes, esquecem de quem está relmente precisando, na base da sociedade, os que perderam seus balcões de lojas e armazens, perderam suas mercadorias e equipamentos de trabalho, muitos perderam portas, janelas, vitrines, pisos e até o prédio. Onde estão o governo e os bancos? Só prometem e dificultam o acesso emergencial!" desabafa um proprietário de pequeno mercado num dos tantos bairros atingidos pela calamidade natural em dezenas de cidades gaúchas.

Entrevistamos um pequeno empresário que deu o seguinte depoimento:

"Ao meu ver, acho melhor esquecerem apoio dos governantes. Já se passaram 40 dias e ainda estamos aqui questionando o apoio para empresas atingidas pelas cheias. Criaram até um tal de Sebraetec para nos iludir, prometendo ser apoio para as empresas não fecharem, mas na prática que é bom nada acontece, pois até as instituições financeiras estão dificultando acesso ao crédito ou muito menos parcelando ou negociando dívidas. Estamos basicamente há 40 dias parados e iremos ficar mais uns 30, 60, 90, 120 dias correndo atrás do nada. Essa luta é da gente, é cada um si. Não espere nada desses governantes. Percebo que estão perdidos sem saber o que fazer, nem por onde começar, ou não têm dinheiro ou não querem mesmo nos ajudar. Imagine se essa catástrofe fosse a nível nacional o que seria do povo? Parece que não caiu ficha de ninguém, mais é muito sério  esse descaso político. Certamente devem estar sorrateiramente usando da parte mais rica da sociedade ou da classe empresarial que ainda conseguem tirar algum proveito das riquezas para se reerguerem e esquecem daqueles que mais precisam."

A questão é: até quando os pequenis empresários aguentarão a esta pressão e estresse diário de esperar pela reconstrução, palavra tão usada na mídia. O governo e bancos fazem anúncios para aquisição de recursos, como estes abaixo, no entanto os pequenos empresários reclamam da burocracia e demora para acessarem relmente estes recursos tão fundamentais neste momento. Sem estes recursos não haverá reconstrução e sim geração de mais marginalidade e dívidas.

Quem pode beneficiar-se do Pronampe em 2024?

Este ano, o alcance do Pronampe cresce consideravelmente. Além dos MEIs, microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4.8 milhões também podem se beneficiar deste programa essencial.

Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) se apresenta como um instrumento de valor inestimável para fomentar o crescimento e a estabilidade de pequenos negócios em todo o Brasil.

Quais são as novidades do Pronampe para os MEIs em 2024?

Para o ano corrente, o Pronampe foi ajustado para oferecer ainda mais suporte aos MEIs, oferecendo condições de crédito altamente favoráveis que incluem juros reduzidos e prazos de pagamento estendidos.

Entre as condições atualizadas, destacam-se:

  • Prazo de pagamento estendido para 48 meses, permitindo uma maior flexibilidade no manejo das finanças;
  • Período de carência que chega até 11 meses, ideal para quem está planejando investimentos a médio e longo prazo;
  • Taxas de juros fixas em 6% ao ano mais a taxa Selic, o que é significativamente mais baixo do que muitas outras opções de crédito disponíveis no mercado.
  • Como um MEI pode qualificar-se para acessar o Pronampe?

    Para os MEIs interessados em aproveitar os aportes do Pronampe, alguns passos são essenciais:

  • Mantenha todas as declarações fiscais atualizadas para demonstrar a legalidade e a saúde financeira do seu empreendimento;
  • Desenvolva um plano de negócios detalhado, esclarecendo os objetivos e as estratégias para a utilização do recurso financeiro;
  • Assegure-se de estar em dia com todas as obrigações fiscais e tributárias, comprovando sua adimplência.
  • Preparar-se adequadamente pode aumentar significativamente suas chances de obter as condições vantajosas do Pronampe, impulsionando o desenvolvimento de seu negócio.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu