CULTURA
ONG Guerreiros dos Girassóis doa livros ao presídio de Charqueadas
   
Entidade já fez doação de mais de 5 mil livros na região metropolitana

Por Jane Lucas
24/09/2022 09h34

A ONG cultural Guerreiros dos Girassóis fez a entrega de centenas de livros de literatura para que sejam distribuídos aos apenados da Penitenciária Estadual de Charqueadas.

A ONG Guerreiros dos Girassóis atua desde 2017 e há dois anos, de forma institucionalizada (com CNPJ), levando ferramenta de emancipação social para pessoas em situação de rua e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

São ações através de cursos de aperfeiçoamento profissional, palestras sobre empreendedorismo possível, métodos de controle de natalidade, bibliotecas comunitárias, piqueniques literários, oficinas de pintura, massinha, plantio de sementes
Já foram entregues mais de cinco mil livros, nas bibliotecas Comunitárias, nas comunidades:
1. Campo da Tuca
2. Restinga Velha
3. Vila Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros)
4. Vila Humaitá

5. Lomba do Pinheiro ( em montagem/arrecadação), para entrega até o final do ano
A ONG já publicou um livro para um atual ex-morador de rua, intitulado Velha Vida.
As redes sociais da ONG são: https://instagram.com/guerreirosdosgirassois?igshid=YmMyMTA2M2Y=
www.guerreirosdosgirassois.com.br
Todas às quartas-feiras, a ONG está na praça da Matriz, em frente ao Teatro São Pedro, em Porto Alegre, onde levam sempre 250 lanches, livros e promovem roda de conversa .
A cada 21 dias, levam a Terapia de Rua, criada especialmente para atender essas pessoas, onde diversas ferramentas são aplicadas (Constelação Sistêmica Familiar, roda de conversa, exercícios sensoriais etc..)
Tudo que entregam tem uma contrapartida/pagamento, onde para ter acesso a pessoa tem que levar tampinhas plásticas.
Nos eventos comunitários, todos fazem essa contrapartida, levam assim o conceito de trabalho para obter algo, de equilíbrio das relações.
Essas tampinhas recolhidas são doadas para a ONG Pedal da Inclusão, que transforma em bikes tandem, para levar pra passear, pessoas com deficiência visual ou física.
Tudo que levam, sempre são conceitos, não coisas.
Estarão lançando no dia 13/11 às 14h, na Feira do Livro de Porto Alegre, o livro da ONG, sobre voluntariado, intituladoTEIAS QUE CURAM, onde 66 voluntários contam suas experiências nesse movimento de fazer algo em favor do outro e o olhar do voluntariado como um dever social de cada indivíduo.
Nesse livro, também tem várias ONGs trazendo as suas experiências, dentre elas a Adote uma cartinha (coordenada pela Adri)
Essa ação na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, foi a continuidade do movimento de levar emancipação social.
Dessa vez, levando para os apenados, privados de liberdade de ir e vir, mas que podem viajar através dos livros.
A Diretora Liziane Vezzosi e a psicóloga Pulcina Dutra, juntamente com o diretor Nilton Ávila, possibilitaram esse movimento, porque são agentes do Ente público, focados, de fato na ressocialização.

Foram doados cerca de 500 livros de literatura que serão oferecidos aos detentos que se interessarem por leitura que vão contribuir muito para sua humanização e compreensão do processo civilizatório.

Texto: Jane Lucas

Edicão: VCS Notícias


   

  

menu
menu