ESPORTE |
Canoense é medalha de ouro no Campeonato Mundial Escolar 2022 na França |
Gabriel Alexandre Corso, de 16 anos, campeão na categoria 50m peito da natação paralímpica |
Os canoenses estão cada vez mais se destacando no esporte, um exemplo disso é o jovem Gabriel Alexandre Corso, de 16 anos. Ele conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial Escolar 2022, disputado na França, na categoria 50m peito da natação paralímpica.
Corso treina desde os seis anos e, em 10 anos de natação, acumulou 53 pódios – destes, 33 foram como 1º colocado e 15 como 2º colocado. A medalha de ouro no Campeonato Mundial Escolar foi a consagração de toda a sua dedicação diária no esporte.
“Fiquei muito feliz com a convocação e mais ainda de ganhar uma medalha de ouro nos 50m peito. Agora, é treinar muito para chegar cada vez mais longe e, quem sabe, em uma Olimpíada”, disse Gabriel. A competição multiesportiva Gymnasiade reuniu jovens de 13 a 17 anos de todo o mundo e é organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar.
Apesar da vitória, ele segue focado para garantir mais conquistas. De segunda a sábado, ele treina por duas horas no Grêmio Náutico União (GNU). “Agora, vou focar nos campeonatos regionais e nacionais. Mas, claro, o foco maior sempre será para uma nova convocação para competições internacionais. Para mim é um orgulho muito grande representar o Brasil”, completou.
O jovem canoense foi um dos 230 atletas brasileiros que representaram o Brasil na competição. É a maior delegação do país na história da competição, que, pela primeira vez, teve também esportes paralímpicos.
Os brasileiros competiram em diversas modalidades, entre elas o atletismo (olímpico e paralímpico), badminton, basquete 3×3, boxe, dança esportiva (break dance), esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô (olímpico e paralímpico), natação (olímpica e paralímpica), orientação, rúgbi 7, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei de praia e wrestling.
O Gymnasiade 2022 foi disputado entre os dias 14 e 22 de maio e reuniu cerca de 3,4 mil atletas-estudantes de 69 países, todos na faixa etária de 16 a 18 anos.
Escritório de Comunicação - PMC