ESPORTE |
Morreu Pelé, o Rei futebol mundial |
Edson Arantes do Nascimento estava internado no hospital Albert Einstein em São Paulo |
Edson Arantes do Nascimento, também conhecido como Pelé e Rei do Futebol, estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.
Em setembro de 2012, Pelé fez uma cirurgia de retirada de um tumor no intestino. Desde então, ele foi internado algumas vezes para dar continuidade ao tratamento.
Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos quinze anos e pela Seleção Brasileira de Futebol aos dezesseis. Pelé foi o jogador mais jovem a vencer uma Copa do Mundo, com 17 anos.
Atuando pela Seleção Brasileira, Pelé tornou-se também o único jogador da história a ser tricampeão mundial: 1958, 1962 e 1970.
Maior artilheiro da história do Santos, Pelé colecionou várias conquistas, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, vencidos em 1962 e 1963.
Em 1969, o Maracanã foi o palco do milésimo gol de Pelé, marcado em cobrança de pênalti na vitória do Santos sobre o Vasco por 2 a 1.�
Pelé despediu-se dos gramados em 1977 em um jogo do Santos contra o Cosmos, nos Estados Unidos.
Em 2000, foi eleito pela FIFA o jogador do século XX.
Pelé fez 1.281 gols, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, entre 1956 e 1977, em 21 anos de carreira profissional atuando pela Seleção Brasileira, Santos e Cosmos.