ESPORTE
Atleta de Eldorado do Sul sagrou-se campeão mundial no Japão
   
Wallison Fortes obteve medalha de ouro em corrida nos 200 metros

Por Vol e redação JPH
27/05/2024 11h05

No último dia de competições no Kobe Universiade Memorial Stadium, no Japão, o destaque brasileiro foi o gaúcho Wallison Fortes nos 200m T64 (amputados de membros inferiores com prótese). Ele terminou a prova com uma queda, e o photo finish determinou a medalha de prata para o brasileiro. Logo após a prova, o italiano Francesco Loragno foi desclassificado por invasão de raia. Com isso, Wallison ficou com o ouro.

O atleta campeão do mundo mora em Eldoradodo Sul e sua família é uma das tantas atingidas pelas enchentes na cidade.

"Estou muito feliz porque garante a minha vaga nos Jogos Paralímpicos em Paris. Foi uma bela estreia em Mundiais", afirmou Wallison, que completou a prova com 23s11. O atleta de Eldorado do Sul, um dos locais mais impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, é a notícia boa do trágico mês de maio na cidade que teve 95% de seu território invadido pelas águas do lago Guaíba.

Além dele, o Brasil conseguiu mais cinco pódios. O Brasil encerrou no sábado (25) o Mundial de Atletismo paralímpico de Kobe, no Japão, com a melhor campanha de sua história. A delegação do país terminou com 19 medalhas de ouro, 12 de prata e 11 de bronze. No campeonato de Lyon, em 2013, os atletas brasileiros haviam conquistado 16 medalhas de ouro.

No Japão, o Brasil só ficou atrás da China, com 33 ouros, 30 pratas e 24 bronzes. "A gente sai daqui com um sentimento de alegria, uma sensação de dever cumprido", disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). "Por outro lado, com sentimento de um baita desafio e de muita expectativa para os Jogos Paralímpicos de Paris, que são o nosso principal objetivo."

Parabéns ao atleta desta cidade, pela sua dedicação e competência. Vamos torcer por você nas disputas em Paris, na França, para que traga mais uma medalha de ouro, orgulhando a comunidade onde vive com seus familiares e amigos. Temos entre nós um atleta campeão mundial.


   

  

menu
menu