ESPORTE |
Imprensa se despediu de Armindo Ranzolin |
O radialista e narrador morreu em Porto Alegre |
Faleceu no dia 17 de agosto de 2022, aos 84 anos de idade, o radialista, apresentador e narrador de futebol, Armindo Antônio Ranzolin.
Ranzolin ficou famoso ao narrar para a Rádio Gaúcha partidas de 6 Copas do Mundo de futebol, finais das grandes conquistas do Inter e do Grêmio, como campeonatos nacionais e Libertadores da América, e também por apresentar programas na emissora durante anos.
Nasceu em Caxias do Sul, em 1938, começou a carreira de radialista em Santa Catarina, fez faculdade de Direito em Porto Alegre, quando começou na Rádio Difusora (Atual Bandeirantes).
Passou pela Rádio Farroupilha, Rádio Guaíba e TV Piratini, mas atingiu o apogeu na Rádio Gaúcha, no grupo RBS, onde fez parte e coordenou grandes projetos. Foi um gestor de pessoal, montou equipes e determinou tarefas nas coberturas de futebol, esportes em geral e jornalismo. Foi âncora do programa Gaúcha Atualidades e fez até negociação com um sequestrador para libertar refém, ao vivo, pela rádio.
Sua principal marca perante ao público foi a narração de partidas de futebol, descrevendo os lances e o ambiente, colocando emoção na hora de gritar gol, tendo uma empatia com o torcedor.
Armindo Antônio Ranzolin é um dos ícones da imprensa do Rio Grande do Sul no campo da radiofusão. Marcou época e deixou um legado para as novas gerações de radialistas.
Os governos de Porto Alegre e do Estado do RS, bem como os clubes Internacional, Grêmio e outros, renderam homenagem ao grande narrador de partidas históricas, como o tetra campeonato do Brasil na Copa de 1994 nos EUA, o bicampeonato do Grêmio na Libertadores, os gols das conquistas dos 3 Campeonatos Brasileiros pelo Inter e tantas outras.
Familiares, amigos, colegas e fãs renderam as últimas homenagens ao radialista consagrado por seu talento. Um adeus a mais um cidadão que fez da comunicação a sua vida.